Fofysamigos

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cat nip..

Catnip...

*O que é catnip?
O catnip, também conhecido como “erva do gato”, é uma planta medicinal e aromática da família da hortelã. Já foi usado como medicamento e repelente de insetos, mas caiu em desuso por existirem substâncias com efeitos mais confiáveis. O odor desta planta mantém a maioria dos felinos entretidos, num misto de euforia, êxtase e atordoamento.

*Do que é composto o catnip?E por quanto tempo dura seu efeito?
A substância ativa presente no catnip é o nepetalactone – um óleo essencial que é obtido pela destilação a vapor da planta. Embora alguns gatos mastiguem o catnip, seu mecanismo de ação é apenas olfativo. Seu efeito dura entre dez a quinze minutos.


*Onde pode ser encontrado?Para que serve?
O produto pode ser encontrado em lojas especializadas em pets na forma da folha seca moída, aerossol ou como recheio de almofadas e brinquedos para gatos. Seu principal uso é o enriquecimento ambiental, criando uma atividade que entretenha e exercite um bichano preguiçoso, ou atraia o felino para perto da caminha e dos arranhadores, incentivando seu uso.

*Que efeitos faz no gato?

Ao se aproximar do catnip os bichanos começam a cheirar, mastigar, ingerir, esfregar o queixo e rolar em movimentos típicos de um gato marcando território com seu cheiro. Estes comportamentos ajudam a liberar ainda mais os óleos voláteis presos na folha seca. Eles também podem miar, gemer, arranhar e morder, resultado do efeito da plantaMuitas destas reações são similares ao comportamento dos felinos durante o cio, e algumas pessoas acreditam que o catnip tenha uma ação estimulante no comportamento sexual. Porém, a reação dos gatos é independente do sexo e do animal ter sido ou não castrado. Os filhotes são imunes aos seus efeitos do produto pelo menos até a idade de 3 a 4 meses.

*Todos os gatos são sensíveis ao catnip?
Nem todos os gatos são sensíveis ao catnip, cerca de 80% dos gatos respondem ao cheiro da erva. Há um fator genético que influencia essa resposta, mas não há correlação com a raça ou a cor do animal. Se você tem mais de um bichano, é interessante testar o efeito em cada gato separadamente para depois ir juntando os animais. Alguns gatos podem ficar agitados e agressivos com o catnip e morder ou atacar os outros.

*Há contra indicações?
Uma boa notícia é que não há contra indicações ao uso do catnip. Ele não causa nenhum tipo de dependência nem crise de abstinência, e também não causa nenhum dano a saúde do animal.

*Quais as principais formas que o catnip pode ser encontrado?
O catnip pode ser encontrado de varias formas inclusive spray.
atrativo catnip liquido
Produto desenvolvido para ser aplicado em brinquedos, arranhadores e produtos do seu gato para estimular o interesse do gato pelo produto e aumentar a atividade fisica do mesmo.


O catnip também pode ser encontrado em sementes em petshops e floriculturas e assim ser plantado:
-Sementes:

-Plantinha:

O catnip também pode servir de enchimento para brinquedinhos:


E entre outras muitas formas,que você pode conferir no petshop mais próximo.
Espero que tenham gostado deste post que foi feito com muito carinho!


Ladybug Note Generator

Fonte:
Blog do Dr.Pet

3 comentários:

  1. Adorei as carochinhas correndo pra lá e pra cá...e achei o post suuuper!
    Será que não existe um "dognip", pra nós cães, também ficarmos "doidões"!?
    Lambidas carinhosas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post. Já tinha ouvido falar do catnip mas, não sabia bem o que era. Obrigada por trazer meu blog com você. Tenha um ótimo fim de semana.

    Beijos da Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  3. olá, Natália, tudo bem com você!!
    Nós aqui estamos bem, tristinhos porque o cartãozinho não chegou mesmo! Creio que você também deve ter ficado muito chateada, mas essas coisas acontecem... :o(
    ..........
    Os meninos da Toca adoooooooram essa ervinha, somente o Mingau não liga muito pra ela, o resto da galerinha delira quando polvilho a ervinha pelo chão da casa.
    .........
    Beijos querida, fica bem e tenha um liiiiiiindo Domingo!

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.