Fofysamigos

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Coluna da Ximbica


Coluna da Ximbica
coluna da sexta 08/10/2010
Tema:Dicas de beleza para calopsitas
Para uma boa pele as pessoas usam cremes,sabonetes específicos para a sua pele,e etc mais e nós aves como fazer pra ter lindas e com cores vibrantes? o nosso segredo está nos alimentos,é isso mesmo,por isso as pessoas que cuidam de nós devem procurar um alimentos de boa qualidade,vou mostrar a ração que eu como.


Minha ração é :Alcon Eco Club Calopsita


É um alimento completo que pode perfazer 100 % da alimentação diária das Calopsitas. Apresenta uniformidade nutricional em cada grânulo, a partir de ingredientes naturais ricos em vitaminas, sais minerais, beta caroteno e fatores anti-radicais livres. Contém fonte de inositol e nucleotídeos, que são colaboradores do sistema digestivo, além de aditivo prebiótico, que promove o crescimento seletivo de bactérias benéficas nos intestinos e inibe o desenvolvimento dos microorganismos patogênicos, prevenindo infecções intestinais. Em função do adequado balanceamento do alimento e conseqüente atendimento às necessidades nutricionais das aves, diminuem as chances de surgimento de doenças. Além das vantagens nutricionais em relação às dietas a base de sementes, o alimento proporciona considerável economia, já que o consumo é cerca de 30 a 40 % menor que o volume de sementes que seriam utilizadas, em função das cascas e do desperdício de sementes pelas aves. Tambémfacilita muito o manejo, pois não há necessidade da rotina diária de soprar as cascas das sementes. Deste modo o alimento pode ser fornecido para vários dias. A coloração dos grânulos resulta dos ingredientes naturais utilizados. Não há pigmentação artificial do alimento.



Modo de Usar
Servir em comedouros limpos e secos. Deixar água limpa sempre à disposição. Aves habituadas às dietas a base de sementes poderão estranhar inicialmente o novo alimento. Neste caso, para facilitar a adaptação, deve-se misturar temporariamente o novo alimento com as sementes de costume.Mais não pode comer só ração temos que ter uma dieta balanceada e comer também algumas sementes para equilibrar,minha dieta é bem variada assim eu não canso de nenhuma comida vamos ver alguns exemplos de sementes bem gostosas:



Alpiste:





Aveia




Girassol

Painço


Arroz com Casca


Não é aconselhável fornecer apenas um tipo de semente. Além de causar carência nutricional alguns alimentos com porcentagem mais elevada ( ex: aveia ) podem causar distúrbios gástricos, diarréias e outros problemas. Algumas comidinhas caseiras super fáceis de encontrar também podem ajudar e muito não só na nossa pelagem mais também no bom funcionamento do nosso corpo veja algumas coisinhas interessantes:





  • Milho verde (diariamente ou em dias alternados. Caso haja filhotes fornecer diariamente!). O milho verde é muito importante para a saúde de uma calopsita. Grãos germinados de girassol, milho seco, painço, aveia com casca, trigo e arroz sem casca. Também pode ser fornecido grão de bico após deixar de molho para amaciar. Pão duro, seco e em pedaços de preferência o integral. Há criadores que fornecem os pães umedecidos. Mas nestes casos devem ser trocados após poucas horas no máximo. Areia grossa e lavada e farinha de ostras para ajudar na digestão e como fonte de cálcio (principalmente na reprodução); Carvão vegetal em pedaços ou moído e adicionado à areia e à farinha de ostras; Osso de siba ( também conhecido como osso de baleia ) . Atualmente podem ser encontradas nas lojas especializadas compostos contendo areia lavada, farinha de ostras (ou ossos), carvão vegetal, erva doce ( conforme o fabricante há variação na composição ). Este tipo de composto é comunmente denominado grit

  • Frutas e legumes em pedaços e verduras como espinafre, chicória, brócolis, almeirão e couve, bem lavados (2 a 3 vezes por semana). Também podem ser fornecidas folhas de beterraba.

  • Farinhadas. Estas farinhadas podem ser feitas em casa ou compradas prontas em pet shops. Em casa é normalmente feita com ovo cozido normalmente amassado com fubá. Alguns criadores misturam Neston nesta farinhada caseira. Porém deve ser obrigatoriamente retirada após algumas horas para não estragar e afetar as aves. As farinhadas comerciais têm um período de validade maior visto serem desidratadas. Podem ser fornecidas também abóbora e cenoura cruas, cortadas longitudinalmente ( comprido ) de forma que o miolo fique mais exposto. Parece haver preferência da abóbora à cenoura. Ambas têm caroteno ( proto vitamina A ). A semente da abóbora funciona como vermífugo.

Para saber mais sobre alimentação de bebês calopsitas clik aqui


Para visitar o site de onde pesquisei estas informações aqui




Beijos da Ximbica!

2 comentários:

  1. Muito boas dicas Nati!! Nunca tive aves em casa mas, acho um charme, são amorosas e companheiras.

    Beijos! Néia

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de comidinha ! Adoro passarinhos bem gordinhos...tô brincando Ximbica, adoro você !
    Tem selinho pra você, Natália, lá no nosso blog !
    Bom fim de semana !
    Lambidas da Rutha e cia

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.